A OMS aponta que SÓ NO BRASIL 7% das crianças menores que 5 anos já estão estão acima do peso.
Entre os pequenos de 5 e 9 anos, 1 em cada 3 crianças estão OBESAS!
PASMEN: a estimativa para 2025 no Brasil é que esse número chegue à 11 MILHÕES DE CRIANÇAS OBESAS.
Crianças obesas que permanecem obesas até a fase adulta têm muito mais chances de terem doenças como DIABETES, DOENÇAS CARDIOVASCULARES E HIPERTENSÃO, ou seja, o kit completo da SÍNDROME METABÓLICA. Diante desse quadro, há sérios reflexos na saúde dos pequenos no dia a dia, tais como:
Ansiedade;
Irritação;
Déficit de atenção e hiperatividade;
Transtornos de sono;
Falta de energia e disposição;
Dores;
Deficiência imunológica;
Agressividade;
Depressão;
Baixa autoestima.
POR QUE NOSSAS CRIANÇAS ESTÃO ASSIM?
Os lanches deixaram de ser preparados em casa e são substituídos por lanches industrializados, como pãezinhos, bolachas recheadas, chocolates e salgadinhos, a maioria ricos em sódio, conservante e açúcar.
As famílias perderam um importante hábito de comer juntos as três principais refeições do dia.
A popularização do fast food e a grande avalanche de propagandas deste tipo de alimentação só vem influenciando negativamente o desejo constante das crianças por tais alimentos. Na tentativa de incentivar as crianças a cumprirem suas obrigações, prometem levá-las a uma lanchonete de fast food.
Os pais não criam o tempo para fazer as comidas caseiras, preparadas com alimentos de verdade, naturais, simples e básicos que são encontrados nas feiras.
As novas gerações deixaram de se mexer!!! Ipad, tablets e jogos eletrônicos tomaram espaço das atividades físicas, as quais, geram um super gasto energético extremamente importante no combate à obesidade e ao sobrepeso infantil.
O QUE VOCÊ PODE FAZER?
Incentive o consumo de alimentos saudáveis, alimentos de verdade. Caso não saiba como, procure um nutricionista que te dê ideias, dicas e possa efetivamente ajuda-los nisso… Esse é o começo!!!
Evite ter no dia a dia refrigerantes, sucos, frituras, doces, salgadinhos, embutidos, bolachas e biscoitos ricos em açúcares, gorduras e sódio!
Inclua sim as preparações que a criança goste, porém, ajuste para um modo de preparo ou receita numa versão mais saudável como bolos, empanados, batatinha assados, massas com vegetais, doces a base de frutas e com adoçantes mais naturais.

ESPORTES são essenciais!!! Sejam nas ruas, academias, nos prédios, parques ou até dentro de casa através de apps. Para que as crianças controlem mais o apetite e gastem energia, precisam de ESPORTE COM FREQUÊNCIA.
Use a tecnologia à seu favor: Hoje em dia tem vários apps que ensinam vocês a cozinharem e incentivam a criançada a comer mais saudável.
Só assim criaremos, de verdade, FUTUROS GUERREIROS!️
Juliana L. Rossi Di Croce
Luciano Nucci / Alliance Mooca