Ao falar de Educação Infantil, o brincar deveria ser visto por todos profissionais como o eixo central de todo trabalho para o desenvolvimento das crianças.
Pois, é no brincar que elas se relacionam com o mundo e consigo mesmas.
Observando as brincadeiras das crianças, conseguimos extrair elementos valiosos, perguntas que poderão se tornar projetos de investigação que envolvem toda equipe de educadores e os próprios pais.
É na brincadeira também que a criança consegue solucionar muitos de seus problemas.
É nela, ainda, que surgem alguns conflitos, levando as crianças a aprenderem a soluciona-los com a medição docente.
A brincadeira oferece muitas possibilidades para a criança e para os educadores.
É o conhecimento ganhando vida e sendo experimentado na vida das crianças.
Há muita profundidade e estudos sobre o brincar, mas saibam que é necessário o interesse de quem acompanha a brincadeira, caso contrário, ficará apenas um olhar distraído, ocupando o tempo e não será possível perceber nada.
Contudo, com o interesse, observamos que é um tempo bem aproveitado, significativo, que forma, desenvolve, gesta e cria.
Alliance Mooca Educa.