Veja 6 motivos para você reduzir o uso de telas do seu filho(a)…
1° Desenvolvimento cerebral: O cérebro dos nossos pequenos está em constante e rápido desenvolvimento, precisamos inserir atividades que façam com que a criança descubra, explore e aprenda.
2° Movimento: A criança precisa de movimento: correr, pular, brincar, é assim que ela se desenvolve saudavelmente. As crianças andam muito sedentárias com o uso excessivo de telas e o esporte auxilia muito.
3° Conteúdos inapropriados: Os conteúdos acessados por nossas crianças, muitas vezes, não são conteúdos saudáveis ou que possam contribuir para o processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil.
4° Falta de foco: Crianças que ficam expostas às telas por longos períodos não conseguem se concentrar por muito tempo em uma única atividade.
5° Dopamina: As telas fazem com que as crianças tenham um nível alto de dopamina no cérebro, causando a falsa sensação de bem-estar e prazer, e isso altera o sistema de recompensas, fazendo com que se frustem com tudo.
6° Falta de vínculos familiares: Quando estamos conectados às telas, esquecemos de tudo que está ao nosso redor, inclusive a nossa família. Não existe tempo de qualidade, não existe conversas e nem olhos nos olhos, ou seja, os vínculos são quebrados.
O Jiu-Jitsu tem sido uma excelente ferramenta contra a ansiedade que as telas trazem as nossas crianças.
O esporte pode guia-las para o autocontrole, fazendo com que elas saibam lidar com suas emoções!
Aliás, papais reflitam também sobre o que nós estamos deixando de fazer para ficarmos em frente às telas? Pois, esse com certeza não é um mal hábito apenas entre as crianças.
Estamos perdendo a infância dos nossos filhos e perdendo a real conexão com eles. Se atentem!
Alliance Mooca Educa, Mestre Casquinha.